"Se deres as costas à luz, nada mais verás além do que tua própria sombra..." Jo 12:46-->Eu sou a Luz que vim ao mundo,para que todo aquele que crê em mim não permaneça nas trevas.

NOVA VIDA

Quando nós somos de Deus, através de Jesus, nós nos tornamos nova criatura (nova criação). A Bíblia diz que: “Bendito seja o Deus e pai do nosso Senhor Jesus Cristo, que, segundo a sua grande misericórdia, nos gerou de novo para uma vida esperança, pela ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos”. I Pedro 1:3.

Você é agora uma nova pessoa, com possibilidade de vencer, de ter esperança de viver diferente. Viver uma vida nova. Viver como Jesus viveu na terra. Pois, Ele foi o princípio da criação de Deus.

Talvez você esteja dizendo: Não entendi! O que aconteceu comigo?

I - O que aconteceu comigo?

*Você nasceu de novo

- Todo o ser humano para vir ao mundo ele precisa nascer. Esse é o nascimento biológico/físico. Só que o homem é composto de uma parte material e outra espiritual. Essa parte espiritual é que, por causa do pecado, nasce morta, ou seja, afastada de Deus, não pode ter comunhão com Deus e nem ir um dia morar com Ele. Além de ser inclinada para o mal, para o pecado e influenciado pelo o príncipe da potestade do ar (o diabo). Sendo assim, todo o homem precisa nascer de novo. Ele pode ser religioso, conhecer tudo sobre Deus, fazer boas obras, conhecer a Bíblia, ser filho de cristãos autênticos e etc. Mas estas coisas não ocasionam o novo nascimento.

Certa vez, Jesus foi procurado por um religioso, e Jesus foi direto: “Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o Reino de Deus.” “Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no Reino de Deus .” ( João 3:3,5/leia 3:1-21). Destacamos água e espírito. Água é um símbolo da palavra, Escritura (Bíblia) e de uma forma mais profunda o próprio Jesus. Veja:

Segundo a sua vontade, Ele nos gerou pela palavra da verdade, para que fôssemos como primícias das suas criaturas.”(Tiago 1:18) ( leia Efésios 5:26; I Pedro 1:23). E Espírito, é o Espírito Santo que regenera o homem.”Portanto vos quero fazer compreender que ninguém que fala pelo espírito diz: Jesus é anátema ( amaldiçoado ), e ninguém pode dizer que Jesus é o Senhor senão pelo Espírito Santo. ( I Corintios 12:3) leia ( João 16:7-11). Foi assim como você. Você ouviu a palavra de Deus e o Espírito Santo convenceu você dos pecados e você se arrependeu e Ele, foi morar dentro de você e te gerou de novo. Fez o seu espírito nascer para Deus, inclinar–se para Deus etc.


*Você entrou na família de Deus

Quando você nasce, você nasce dentro de uma família. Quando você confessa Jesus como Senhor pelo Espírito Santo, se arrepende, nasce de novo, só então passa a ser filho de Deus. É interessante dizer que quando você nasceu, aqui no mundo, o seu espírito estava morto. Entenda que esse morto é no sentido de separado. Não no sentido de não existente. A Bíblia diz: “Mas, a todo quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus; aos que creram no seu nome” (João 1:12) leia (I João 3:1-2): “ Assim que já não sois estrangeiros, nem forasteiros, mas concidadãos dos santos e da família de Deus”; (leia Efésios 2:11-22). Toda pessoa que nasce é criatura de Deus. Quem crê em Jesus, esse sim, é filho de Deus. Crê é adesão a; aliança.”Porque todos sois filhos de Deus pela a fé em Cristo Jesus.” (Gálatas 3:27). Sendo filho de Deus, você agora será guiado pelo Espírito Santo; quem é filho tem a certeza que o é. Quem é filho é herdeiro. Ou seja, tudo que é do pai é do filho. Leia Romanos 8:14-17. A partir de agora, se relacione com Deus como seu pai. Deus é pai. Essa foi a revelação de Jesus acerca de Deus. Você é filho de Deus!

*Você é a Igreja de Cristo

A maioria das pessoas pensam em igreja só como o templo onde nos reunimos.

Mas, na verdade, no Novo Testamento, nós que somos de Cristo, também somos seu templo, sua Igreja. A Bíblia diz: “Ele é a cabeça do corpo, da igreja; é o principio e o primogênito entre os mortos, para que em tudo tenha a preeminência” ( Colossenses 1:18). Leia I Corintios 6:19, 20 e 12:12-31, que falam de que somos templos e que somos corpos de Cristo. Deus está no seu templo. Logo, Deus está em você, aonde você for Deus vai. Você vai representar a Igreja de Jesus. As pessoas vão ter que achar Deus em você. Você pode achar Deus (Espírito Santo) em você mesmo.

Então você é uma nova criatura. É filho de Deus e Igreja de Jesus. Como isso aconteceu?


II – Como isso Aconteceu?

*Primeiro, é preciso entender que todo homem é pecador “porque todos pecaram e destituídos estão da Glória de DeusRomanos 3:23.

*Segundo, que todo pecado gera a morte (morte espiritual, física e eterna) “porque o salário do pecado é a morte...” Romana 6:23a;

*Terceiro, que nenhum homem poderá se salvar. Haja visto, ninguém ter sido achado justo “não há um justo, nem um sequerRomanos 3:10. Logo todos estavam condenados ao inferno pelos seus pecados.

*Quarto Jesus assumiu a nossa natureza humana, foi tentado em tudo, sem pecar, e pagou o preço que nós devíamos a justiça de Deus. Preço esse que era a morte. “Havendo riscado a cédula que era contra nós nas suas ordenanças, a qual de alguma maneira nos era contrária, e a tirou do meio de nós, cravando-a na cruz” (Colossenses 2:14) leia II Corintios 5:21 e I Pedro 3:18.

*Quinto, Jesus se tornou a nossa justiça. “Mas vós sois Dele, Jesus Cristo, o qual para nós foi feito por Deus sabedoria, e justiça, e satisfação, e redenção (I Corintios 1:30).

*Sexto, quando nós cremos em Jesus ou seja, que Ele morreu por nosso pecados e ressuscitou para nossa justificação, a gente é declarado justo pela a justiça de Cristo “Pois assim por uma só ofensa veio o juízo sobre todos os homens para condenação, assim também por um só ato de justiça veio a graça sobre todos os homens para justificação de vida (Romanos 5:18)

*Sétimo, com a justiça nós ficamos em paz com Deus e passamos a ter direito por meio de Jesus Cristo. Dentre eles: vida nova, ser filho de Deus ser Igreja de Jesus além de outros. (Romanos 5:1-2).

*Oitavo, tudo o que o pecado trouxe para a humanidade, Jesus conquistou na cruz. Para morte eterna – vida eterna “ na verdade, na verdade vos digo que quem ouve a minha palavra, e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna, e não entrará em condenação, mas passou da morte para vida”João 5:24. Morte espiritual (afastando de Deus) para comunhão. (“Jesus respondeu, e disse-lhe: Se alguém me ama, guardara a minha palavra, e meu Pai o amará, e viveremos para ele, e faremos nele morada”. (João 14:23). Morte Física – para certeza da ressurreição ( I Tessalonicenses 4:14 ). Vitória sobre o pecado, sobre a tentação.( Romanos 6:14, I corintios 10:12,13) possibilidade de cura. (I Pe 2:24,25) quebra de toda maldição. ( Gl 3:13,14) prosperidade.(Lc. 6:38,3 João 2). Talvez você esteja pensando, e agora?

III – E agora o que vou fazer?

*Você vai procurar conhecer o seu Pai

Um dos maiores traumas na humanidade, é a figura, da mente das pessoas, acerca do Pai. Veja só como a Bíblia apresenta seu Pai: “Pode uma mulher esquecer-se tanto do seu filho que cria, que se não compadeça dele, do filho do seu ventre? Mas ainda que essa se esquecesse, eu, todavia, me não esquecerei de ti. (Isaías 49:15). “... Pois com amor eterno te amei, também com amorável benignidade te atrai.” (Jeremias 31:3) leia ( Lucas 15:11-32 0 filho pródigo). Pois bem, a maior revelação de Deus está na Bíblia. Portanto você precisa lê. Você também, poderá conhecer Deus (Pai) em Jesus, e também está na Bíblia. No final do livreto tem uma sugestão de leitura.

* Conhecer é muito mas do que saber isso, ou aquilo, conhecer é viver, experimentar. A Bíblia diz: “ Conheçamos, e prossigamos em conhecer ao Senhor...” (Oséias 6:3 a). Gostaria que você conhecesse, nesse momento, pelo menos três atributos (qualidades) de Deus:

1 – O amor

Seu pai, que é seu Deus, é um pai/Deus de amor. Está escrito: “ Aquele que não ama não conhece a Deus; porque Deus é amor” (João 4:8).

O amor de Deus é : - Incondicional: Deus te amou, te ama porque ele quis. Ele estabeleceu condições para te amar. O seu amor não aumentará e não diminuirá por você. Veja: “ Mas Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós pecadores”.( Romanos 5:8) (leia Rm 5:8-11). – Unilateral: Deus te amou, te ama, mesmo que você não o ame. E, foi Ele que te amou primeiro. “Nós amamos a Ele porque nos amou primeiro” (I João 4:19). – Indispensável/ Insubstituível: Você pode ter tudo. Todo “amor” do mundo, das pessoas, mas nunca se realizará, enquanto não viver o amor de Deus. ( Leia I Co. 13:1-3) – Infalível: Você confiar no amor de Deus. Pois, Ele nunca falhará. É a maior e a melhor coisa do mundo. “ O amor nunca falha...” ( I Co. 13:8a). –Imortal (eterno): O amor é o próprio Deus. Por isso é eterno. Tudo do mundo passará menos o amor do Senhor.( Co. 13:13).

2 – A justiça

Apesar de ser amor; Deus também é justiça. Está escrito: “Porque o Senhor é justo, e ama a justiça, o seu rosto está voltado para o resto” (Salmo 11:7).

Para ilustrar o amor e a justiça de Deus, observe: Quando um homem (Adão) caiu, pecou, a justiça de Deus clamava: o homem tem que morrer! E, já o amor dizia: Nós precisamos salvar o homem! Resolvido: Jesus receberia sobre si a justiça de Deus, para que o homem recebesse o seu amor. (Leia Isaías 53). Deus ama, e ama eternamente mas tem que fazer justiça.

A Bíblia diz: “Se sabeis que Ele é justo, sabeis que todo aquele que pratica justiça é nascido Dele (I João 2:29).

3 – Perdão

Deus, seu Pai é um Deus perdoado. Por causa da justiça feita em Jesus e da misericórdia de Deus, você pode ser perdoado. (leia Salmo 103).

“Deixe o ímpio o seu caminho, e o homem malignos e os seus pensamentos, e se converta ao Senhor, que se compadecerá dele, torne para o nosso Deus, porque grandioso é em perdoar” (Isaías 55:7)

Você precisa conhecer a Deus. A Bíblia, a oração (comunhão) são os meios para você conhecê-lo. Você já sabe que Ele te ama, nunca deixará de amar. Portanto confie Nele, conte tudo a Ele. Também sabe que Ele é justo e fará justiça e que é perdoado. Quando errar peça-lhe perdão. Nunca deixe de segui-lo por causa de algum pecado. Confesse e deixe, e Ele te guardará. “O que encobre as sua transgressões, nunca prosperará, mas o que as confessa e deixa, alcançará misericórdia” (Provérbios 28:13) leia (I João 1:7-11).

IV – E agora?

*Você vai procurar conhecer seu irmão maior (Jesus)

Jesus, nosso salvador, Senhor, também, é nosso irmão. Ele, conseguiu agradar ao Pai em tudo. Ele era o filho em que o Pai se comprazia. A Bíblia diz: “Aquele que diz que estás Nele, também deve andar como Ele andou” (I João 2:6). A partir de agora, você deve perguntar! “Em meus passos o que faria Jesus?” Você só deve pensar, falar, fazer alguma em que Jesus faria. E, isso só é possível saber Jesus, através da Bíblia, e da comunhão na oração.

Gostaria que você conhecesse pelo menos três coisas que Jesus evidenciou.

1 – Obediência

O alfabeto começa com abcd... O nosso abcd (Obedecer). Jesus obedeceu ao Pai em tudo. No nascimento, no batismo, na vida, nas atitudes, na morte etc. (Leia Filipenses 2:5-11). A Bíblia diz que Jesus aprendeu a obediência por aquilo que padeceu.

Quando você conhecer mais a Jesus, você verá que Ele obedecia sem questionar. Está escrito “...Meu Pai, se é possível, passa se mim este cálice, todavia, não seja como eu quero, mas como tu queres. (Mateus 26:39).

Conheça a Jesus e viva Ele e você agradecerá a seu Pai.

2 – Mansidão

Ser manso não é ser tolo, abobalhado, não. Ser manso não é fazer o mal com o mal. É aceitar, muitas vezes, o prejuízo. É caminhar a 2 milha. (Leia Mateus 5:38-48). Jesus disse: “... Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrarei descansos para vossas almas” (Mt. 11:29). A Bíblia diz que “ os mansos herdarão a terra”. Um dos símbolos de ser cristão é ser ovelha. Dócil, dependente do pastor. Não bode. Independente, bravo e etc.

3 - Coragem

Ser manso não quer dizer medroso. Jesus foi cordeiro e leão. Quando foi necessário agir com força, com valentia Jesus o fez. Jesus teve coragem para ser homem, sofrer, aprender, morrer, se impor, assumir a sua missão, assumir as suas palavras. Estar contra o sistema religioso farisaico e cruel, dizer não a si mesmo, as propostas do diabo, as facilidades da terra, às tentações isso é que é ser corajoso.(Leia João 18 e 19).

Você precisa conhecer a Jesus. A Bíblia e a aração são meus para tal. Você nunca decepcionará com Jesus. Você nunca achará Nele falha. Você nunca o verá sendo contrário à Deus. Quero a partir de agora, ser como Jesus. Cristão é um seguidor de Cristo.


V – E a agora?

* Você vai procurar conhecer o seu melhor amigo (O Espírito Santo).

O Espírito Santo não é uma força, como alguns dizem. Pois Ele pensa, decide, age. Você verá quando ler a Bíblia. O Espírito Santo é uma pessoa. Quando Jesus estava na terra Ele estava com os discípulos. Quando Ele foi ao céu deixou o Espírito Santo. (Leia João 14 e 16). O Espírito Santo representa a Jesus e Deus, na terra. Ele é o nosso melhor amigo.

Gostaria que você conhecesse pelos menos três características desse amigo.

1 – Ele Nunca te deixará só

Em qualquer lugar, sob quaisquer circunstância o Espírito Santo não te deixará. Ele não é amigo da onça, do lobo, do diabo. Ele é seu amigo. Está escrito: “ E eu rogarei ao Pai, e Ele vos dará outro consolador ( Espírito Santo), para que fique convosco para sempre” (João 14:16).

2 – Ele quer te ajudar

- Conhecer Jesus (João 14:26)

- A vencer as fraquezas(Rm 8:26)

- A orar (Rm 8:26)

- A saber o você é em Cristo (Rm 8:14-17)

- A entender a Deus e seus mistérios (I Co. 2:9-16)

3 – Ele quer te usar

Usar não no sentindo pejorativo da palavra. Mas, te usar no sentido de te fazer útil, importante, quanto à vida e às coisas de Deus. (Leia I Co. 12)

Ao acordares lembre-se do seu amigo. Ao lembre-se do seu amigo. Ah! Não se esqueça do Pai e do seu irmão. Que família!

VI – E agora?

* Você vai procurar conhecer seus irmãos.

Você faz parte de uma grande família. A família de Deus. A família dos que nasceram de Deus. E, uma parte desta família se reúne aqui, na Saber. A Bíblia diz: “Não deixando a nossa congregação, como é de costume de alguns, antes admoestando-nos uns aos outros, e tanto mais, quando vedes que se vai aproximando aquele dia”. (Hebreus 10:25). Você precisa congregar, freqüenta as reuniões no templo e nas casas, ou onde for marcado. Procure saber. Nós precisamos uns dos outro. Não podemos viver isolados, sozinhos. Leia ( I Co. 12:12-31/ Rm. 14). Não esqueça que estamos no processo de santificação. Ou seja, somos santos em Jesus, nós estamos evidenciado na prática. Procure entender que alguns, por sua dedicação (oração, palavra, disposição etc...) Vão mais rápido, outros por falar isso; e às vezes, por causa de carga trazida do mundo, vão mais lento. Procure sempre, como irmãos:

- Amar – Jô. 13:34,35/ I Jô. 3:14-18;

- Perdoar – Mt. 6:12-15/ Mt. 18:23-25

- Ajudar – Rm. 15:1-7/ Gl. 6:1-10

- Deus não fez acepção de pessoas. Nenhum é melhor que o . outro. Todos somos especiais, todos têm potencial, todos podem e devem produzir.

VII – E agora?

*Você vai procurar conhecer a sua função.

Antes de fazer, você precisa ser. O ser é que determina o fazer. Seja discípulo. Discípulo é servo. Leia João 13:1-20; Mc. 10:32-45. É impossível, você ser discípulo e não produzir. É impossível você está na figueira (Jesus) e não dá fruto. Leia João 15.

Você precisa conhecer a sua função.

Veja:

- Todos recebem de talentos – Mt. 25:14-30;

- O Espírito Santo (seu amigo) vai lhe dar os dons e o ministério que Ele quiser. Conforme a sua vontade (I Co. 12). N o tempo certo;

- Você deve, é dever de todos, Evangelizar (falar das boas novas – sua nova vida) às pessoas do seu convívio. (Mc. 16:15,20/ Mc. 5:1-20 destaque. Versículos 18-20).

- Você deve ser discípulo para poder discípular outros. Leia (Lucas14:25-35).

* Você terá alguém (um discipulados) para te ajudar a ser discípulo.

Esteja pronto para servir. Esse será um grande sinal do seu discípulo e da sua importância no corpo. Participe de todas as reuniões. Aprenda sempre. Aprenda com os outro discípulos. Aprenda na Bíblia. E através de comunhão, oração.


VIII – E o que fazer com os meus problemas?

*Você vai entrega-los a Jesus

Certa vez Jesus disse: “ Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei” (Mateus 11:28).

Todas as vezes que alguém precisou de Jesus Ele sempre esteve disposto a ajudar :Hoje não é diferente.

* Você esperar em Deus.

Esperar não é uma atitude passiva, ou seja, você não vai fazer nada. Não. Você pode esperar fazendo a vontade de Deus. Esperar é uma atitude de alguém que confia no Senhor. Leia (Isaías 64:4/Salmos 40).

*Você deve crê que Deus quer suprir, resolver os seus problemas.

Deus cuida da natureza toda, quanto mas você que, agora, é seu filho. (Leia Mateus 6:25 – 34/ Filipenses)

*Você deve aprender a adquirir o que Jesus conquistou para você.

- Jesus conquistou salvação – João 3:16/ João 5:24

- Jesus conquistou cura – I Pedro 2:24/ Mt. 8:14-17

- Jesus conquistou vitória sobre a morte (medo) Hebreus 2:14,15

- Jesus conquistou vitória sobre o pecado – Rm. 6

- Jesus conquistou vitória sobre a carne – Romanos 9:1-17/Gálatas 5:16-24

- Jesus conquistou vitória sobre o mundo – I João 5:4

Tudo que Jesus conquistou é seu direito é sua herança.

*Você poderá contar com o irmão.

- A Bíblia nos recomenda a ler as cartas uns dos outros (leia Gálatas 6:2)

- Também nos orienta a ajudar os mais fracos (mais fracos no momento) (Romanos 15:1-3)

IX – E quanto ao meu futuro

*Seu futuro pertence a Deus

Não precisamos de previsão, horóscopo, pois o nosso futuro pertence a Deus. Leia Romanos 14:7-9/Colossenses 3:1-4).

Queridos, Deus cuidará de tudo que diz respeito a você (Felipenses 2:13).

* Você vai morar com Deus

Nós vivemos 70, 80, 100 anos. E depois disso, é quase certo a morte. (Salmo 90:10) Só que a vida do homem é eterna. Nós que somos de Jesus, habitaremos para sempre com o Senhor. ( Leia João 14:1-3/Felikpenses 1:21-26/ Apocalipse 21:1-8)

Devemos tirar as coisas do velho homem e pôr, nos vestirmos, do novo homem.(Leia 4:17/Efésios 5:1-21)

Deus te abençoe.

Nenhum comentário: